0

Missa na Desatadora dos Nós rifa leitoa viva e anuncia morte de leitoa após revelado o ganhador e choca fiéis – CONFIRA

Entidades de proteção animal pedem que santuário reveja decisão de rifar porco vivo. A rifa de uma leitoa promovida pelo Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós, em Campinas, está dando o que falar. Na missa da última quarta-feira (24), a cerimonialista diz que o animal será morto no final do culto do dia 31.
Após repercussão igreja desiste de rifa

“Lembro a todos também que no final da santa missa (do dia 31) nós estaremos aqui com a rifa da leitoa. Quarta-feira que vem a gente mata a leitoa, diz. Ela também afirma que o animal tem 18kg e é alimentado com soja e milho. “É uma leitoa saudável, pode comer tranquilo.”

VEJA O VÍDEO

A polêmica começou porque o animal foi rifado com vida, para ser morto depois de definido o dono do prêmio. O vídeo com o trecho da missa viralizou nas redes sociais e provocou a revolta de entidades de proteção animal e mesmo dos fiéis do santuário. Muita gente foi até a página do santuário no Facebook para dar apenas uma estrela e baixar a avaliação da igreja na rede.

“Um lugar tão especial para mim mas que ultimamente tem sido motivo de inúmeras reclamações. Nunca pude imaginar uma coisas dessa: leiloar um animal para arrecadar fundos. Que ideia mais absurda e de pouca inteligência. Nossa Senhora deve estar muito triste, pois estão fazendo da sua casa, casa de comércio sem limites”, disse um fiel.

“Inacreditável: a igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós vai sacrificar uma leitoa para arrecadar dinheiro. Igreja sacrifica vida, não tem respeito por vida? Quer dinheiro? Pede dinheiro, mas tenha respeito à vida. A morte do bichinho está programado para quarta-feira. Vamos deixar? Vamos assistir sem fazer nada, só porque é uma igreja?”, afirmou Flávio Lamas, ativista pelo direito dos animais em Campinas. Mas também há quem defenda o santuário. “Esses veganos estão extrapolando… Querem segunda-feira sem carne e agora querem salvar uma leitoa de ser assada. Quanto fanatismo. Isso sim é pecado. Nossa Senhora deve estar chocada”, comentou uma internauta.

ABAIXO-ASSINADO

O Vista-se, publicação on-line de Campinas que defende o veganismo, elaborou um abaixo-assinado contra a rifa do porco. O site também pede que as pessoas, educadamente, entrem em contato com o santuário para tentar impedir a morte do animal. Os responsáveis pelo portal também enviaram um ofício à Desatadora com o mesmo objetivo. “Esperamos que o Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós mostre respeito e dê o exemplo de compaixão também a esse pobre filhote que, assim como nós, sente dor, medo e desespero na hora da morte”, diz o ofício.

OUTRO LADO

A reportagem entrou em contato com a Desatadora dos Nós, mas nenhum responsável foi localizado para comentar o caso. A assessoria de imprensa da Arquidiocese de Campinas também foi procurada, mas até a publicação deste texto não emitiu nenhuma posição sobre o assunto. Assim que o fizer, o texto será atualizado.

Agodoi1

Deixe uma resposta