0

Medicamento descoberto por acaso é capaz de reparar os dentes sozinho, será o fim dos dentistas?

Um medicamento que estava sendo desenvolvimento para o tratamento de Alzheimer, teve um efeito inesperado ao fazer com que os dentes se reconstituíssem sozinhos O sorriso sem dúvida é a cartão postal de qualquer pessoa, e para que ele esteja bonito é essencial dentes brancos e saudáveis, por isso, a procura por bons profissionais tem aumentado muito nos últimos anos.

Antigamente, havia pouca evolução neste meio, então qualquer dor de dente ou cárie que aparecia era motivo para extração do dente, o que resultava no uso de dentaduras em uma idade mais avançada. Com o passar dos anos e a evolução das tecnologias neste meio, houve o desenvolvimento de diversos tratamentos como clareamento, aparelhos para corrigir dentes tortos, canal, obturação entre outros.

Apesar de muitas pessoas buscarem esses tratamentos, ainda há bastante gente que tem medo desses procedimentos ou que acham doloridos e desconfortáveis, como a obturação, que retira a cárie do dente, formando um buraco que é preenchido por uma espécie de cimento. O problema é que com o tempo esse cimento vai se descolando ou quando se mastiga alguma coisa dura, pode quebrá-lo, até que chega num ponto que não tem mais como reparar o dente e é preciso retirá-lo e colocar um implante.

Recentemente, durante os testes com uma nova droga para a doença de Alzheimer, se descobriu algo incrível, que parece ser a solução para os problemas dentários. O medicamento, que ainda está sob estudo, se chama “tideglusib”, e ele funciona da seguinte maneira – estimulando o crescimento de células estaminais na polpa dental, produzindo nova dentina que protege o dente e torna desnecessário o enchimento.

Mais especificamente, descobriu-se que o remédio é um inibidor da enzima GSK-3, que é responsável por inibir a dentina, ou seja, ao inibir a enzima, se libera a produção de dentina. Se esse medicamento passar por todas as etapas de testes, será uma salvação para todos que precisam de reparos dentais.

Agodoi1

Deixe uma resposta