Fizemos uma seleção de produtos naturais que irão ajudar a manter o seu equilíbrio hormonal e amenizar os sintomas da TPM

Vários tipos de hormônios são produzidos diariamente para garantir o bom funcionamento do corpo humano.

Para que as funções sejam executadas com êxito, é importante que haja um equilíbrio na produção hormonal. Mas nem sempre é isso que ocorre no nosso sistema.

O desequilíbrio hormonal ou distúrbio hormonal é mais comum do que pensamos e, dificilmente, é identificado sem a constatação de exames clínicos.

Os sintomas mais comuns são:

  • Aumento do estresse
  • Perda de energia
  • Perda de libido
  • Insônia
  • Dores pelo corpo
  • Envelhecimento precoce

A ciência mostra que cada vez mais a nossa saúde está liga a hábitos alimentares e estilo de vida, com isso, equilibrar com a ajuda da alimentação e de uma suplementação adequada.

Fizemos uma seleção de produtos naturais que irão ajudar na no seu tratamento:

Cúrcuma (açafrão-da-terra)

Atua como um anti-inflamatório natural, antisséptico, antioxidante e antibacteriano e, por isso, previne e combate inflamações e doenças em todo o aparelho feminino.

Chá verde

O consumo de chá verde é um poderoso aliado na prevenção de câncer, em especial o de mama, além do controle de peso.

Melhora metabolismo do corpo e ajuda a oxidar a gordura, eliminado assim aquela gordurinha indesejada. Além de ajudar a controlar o apetite.

Gengibre

Planta milenar, o gengibre é tão eficaz quanto à vitamina B6 (piridoxina) no combate às náuseas e vômitos. Age diretamente no sistema nervoso central inibindo os receptores da serotonina e exercendo efeitos antieméticos.

Gojy Berry

Eleva a fertilidade, fortalece o coração, aumentam a resistência e ajuda a reduzir os sintomas da menopausa. Pode ser encontrada nas lojas de produtos naturais.

Cimicifuga ou Erva de São Cristóvão

A cimicifuga (Cimicifuga racemosa), também conhecida como erva-de-são-cristóvão, é muito conhecida no tratamento de sintomas da menopausa.

Ela reduz dos suores noturnos, devido à sua capacidade de reduzir durante a noite os hormônios que causam esses sintomas.

Já existem fármacos a base cimicifuga para tratar sintomas da menopausa a venda em farmácias e drogarias.

Dong Quai

Muito utilizada pelos chineses, o dong quai é um regulador ginecológico natural que trabalha para equilibrar os níveis de estrogênio, aliviando as cólicas e os sintomas da menstruação irregular, além de acalmar o sistema nervoso.

Contêm inúmeras vitaminas e minerais, como ácido fólico, ácido folínico, ácido nicotínico, biotina e vitamina B12, que ajudam no aumento do fluxo sanguíneo.

No Brasil, o dong quai já pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e na forma de cápsulas.

Linhaça

Um velho conhecido das pessoas que sofrem de prisão de ventre, a linhaça, com suas fibras, ajuda a normalizar o funcionamento do intestino.

A semente é fonte de ômega 3, ômega 6, antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. Diminui os sintomas da TPM, além de possuir uma ação fitoestrogênica, isso quer dizer que possui uma ação similar, embora mais fraca, ao estrogênio no organismo.

MacaUm velho conhecido das pessoas que sofrem de prisão de ventre, a linhaça, com suas fibras, ajuda a normalizar o funcionamento do intestino.

A semente é fonte de ômega 3, ômega 6, antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. Diminui os sintomas da TPM, além de possuir uma ação fitoestrogênica, isso quer dizer que possui uma ação similar, embora mais fraca, ao estrogênio no organismo.

Maca

Originária do Peru, essa raiz contribui com a melhoria da função endócrina.

O sistema endócrino é responsável pela produção de hormônios que controlam funções como fertilidade, digestão, cérebro e fisiologia do sistema nervoso, do sono e níveis de energia.

A maca é encontrada sob a forma de farinha que pode ser adicionada a sucos, vitaminas, sopas e saladas (1 colher de sobremesa duas vezes por dia), e vai ajudar a aliviar os sintomas menstruais, menopausa, estresse e ainda aumentar o seu desejo sexual.

Vitex

Regulador hormonal natural, trabalha diretamente no sistema endócrino e normaliza a glândula pituitária, responsável pelo equilíbrio de progesterona e estrogênio no corpo, aliviando sintomas da TPM e da menopausa.

Você pode encontrar a erva vitex em farmácias de manipulação ou homeopáticas.

Atenção: As dicas do site não substituem uma consulta médica.

Fim da TPM: conheça 9 plantas que ajudam no equilíbrio dos hormônios

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!