O seio é a parte mais sensível do corpo da mulher, qualquer pequeno esbarrão, dor, ou sensibilidade nesta região é um incômodo muito grande. Muitas mulheres sentem dores e coceiras nos seios e não sabem qual é a razão desse desconforto. Se você sente um desses sintomas, o mais indicado é procurar um médico para saber se é algo comum ou grave. Veja abaixo algumas das principais razões de dores e coceiras nos seios.


Sentir dores e coceiras nos seios pode ser normal em alguns casos mas também pode representar o aparecimento de uma doença. Somente um médico pode dar o diagnóstico preciso do que está acontecendo com o seu corpo, o artigo informa o que pode causar esses sintomas para que você fique mais informado sobre o assunto.

Período menstrual

Durante o período menstrual e, para algumas mulheres, no período pré-menstrual, é comum que os seios fiquem inchados e doloridos devido às mudanças hormonais que acontecem no corpo. Isso é natural e não é motivo de preocupação. Para aliviar esse sintoma, você pode fazer uma massagem no seio com óleo de prímula, pimenteira silvestre ou a sálvia, por exemplo.

Período de lactação

Durante o período de lactação, a mulher pode sentir dores e coceiras nos seios decorrentes de uma inflamação do tecido mamário chamada de mastite. Além desses sintomas, é comum que a mulher sinta também muito cansaço e febre. É preciso tratar para que esses sintomas desapareçam, o tratamento normalmente consiste em tomar antibióticos para desinflamar o tecido mamário.

Alergia a cosméticos

Algumas mulheres desenvolvem alergias a produtos cosméticos como hidratantes, desodorantes ou sabonetes que entram em contato com os seios. Isso pode gerar uma coceira intensa acompanhada por vermelhidões na pele. Se isso acontecer, suspenda o uso dos cosméticos que entram em contato com a pele do seio e procure um alergista para saber qual componente está te dando alergia para poder evitá-lo.

Falta de hidratação do seio

Muitas mulheres têm a pele seca e esquecem de hidratar também a pele dos seios. Se a sua pele é seca, você precisa hidratar o seu corpo todo, pois o seu seio pode ficar ressecado e aparecer uma coceira intensa, podendo até rachar a pele (em especial do bico do peito). Aplique com freqüência óleos vegetais, cremes hidratantes ou manteiga de karité.

Sutiãs muito apertados

Os sutiãs já são normalmente um item que causa desconforto na maioria das mulheres, portanto é importante que você escolha o tamanho certo para o seu seio com um material suave e não abrasivo. Alguns sutiãs de má qualidade ou de certos tecidos (como renda, por exemplo) podem causar coceiras nos seios à medida que roçam na pele.

Durante o período de amamentação

Quando a mulher vai começar a amamentar, o seio passa por mudanças como dor e coceira ocasionadas pela irrigação de sangue na região, principalmente nos mamilos. É um sintoma que costuma diminuir à medida que o corpo vai assimilando as mudanças. Se os sintomas não diminuírem ou aparecerem em apenas uma mama, consulte o médico para saber se é normal.

Dores e coceiras causadas por doenças

Se a dores e coceiras nos seios não são resultantes de nenhum dos fatores acima, recomendamos que você procure o seu médico. Esses sintomas podem ser um alerta para uma infecção, inflamação, tumor ou nódulos que, quanto antes forem descobertos, melhor.

Dores e coceiras nos seios – veja as possíveis causas desses sintomas

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!