Por serem peças de custo relativamente elevado, sofás não são trocados frequentemente e ainda que a decoração da casa seja alterada, a tendência é que ele permaneça por alguns anos.
Por isso, uma limpeza e manutenção correta dos sofás é fundamental para garantir que  se mantenha conservado, limpo.
Como limpar e manter o sofá  por mais tempo
A Personal Organizer Adriani Gonçalves recomenda sempre iniciar a limpeza aspirando o sofá ou usando uma escova de cerdas macias para eliminar a poeira e sujeira que estiver sobre ele.
  • Tecido, linho e veludo: Segundo a especialista, uma solução caseira muito útil na limpeza de sofás de tecido é a seguinte: misture um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Umedeça um pano limpo nesta mistura e passe no sofá. “Se houver manchas mais difíceis de remover, repita o processo com uma esponja mais embebida nesta solução e passe um pano seco após, deixando secar naturalmente”, orienta. Segundo Adriani, o vinagre além de limpar, tira o cheiro e deixa o tecido macio. Faça esta limpeza pelo menos uma vez por mês.
  • Couro: No caso dos sofás de couro, ou  napa  a orientação é passar apenas um pano húmido com uma solução de água e sabão neutro (detergente). Para conservar o couro e evitar rachaduras a orientação de Adriani é aplicar a cada três meses, vaselina ou silicone líquido com uma flanela sobre o sofá.
  • Camurça: “Para tecidos de camurça é aconselhável passar somente um pano humedecido em água e detergente neutro para retirar a sujeira. Deve-se escovar o sofá uma vez por semana com uma escova própria para camurça”, orienta a Personal Organizer. Se qualquer líquido cair sobre o tecido o ideal é secar imediatamente.

 

O que evitar ao limpar o sofá?
Segundo a orientação da Rafaela Oliveira, do Blog Organize sem Frescuras, não é recomendado utilizar produtos que contenham cloro. O uso do sabão em pó também não é adequado para a limpeza dos sofás. “Na dúvida, utilize detergente líquido neutro ou um produto específico para limpeza de estofados”, orienta.

 

Dicas e truques úteis para cuidar do seu sofá

 

  • Além dos produtos caseiros, é possível também usar produtos próprios para sofás;
  • Lenços umedecidos são grandes aliados na limpeza do sofá;
  • Para manter o estofado limpo por mais tempo evite comer no sofá;
  • Para evitar manchas de copos, coloque mesas próximas ao sofá ou suportes que podem ser deixados nos braços do mesmo;
  • Salpicar bicarbonato de sódio sobre o sofá e deixar agir por 30 minutos ajuda na limpeza e eliminação de odores. Essa técnica é ideal para pessoas que tem animais em casa e são alérgicas;
  • Higienizadores a vapor são ótimas opções para a limpeza dos estofados;
  • A impermeabilização dos estofados é um método muito útil para sua conservação. Apesar o investimento não ser baixo, o resultado é satisfatório, principalmente para quem tem crianças em casa.
De quanto em quanto tempo devo limpar o sofá?
Adriani Gonçalves orienta que a limpeza básica seja feita semanalmente. Dessa forma a poeira, pelos e umidade não se acumularão no sofá. Ao derramar qualquer tipo de líquido no estofado, o ideal é imediatamente limpá-lo com um pano seco.

 

Fonte: DICAS
Dicas para limpar sofá

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!