O câncer de tireoide é uma doença grave que se desenvolve quando as células cancerosas anormais começam a crescer na glândula tireoide. Ela é uma pequena glândula em forma de borboleta na base do pescoço que produz hormônios que são muito importantes para sua saúde geral. Os hormônios da tireoide regulam o metabolismo e auxiliam o corpo a trabalhar normalmente. Sendo assim, é crucial cuidar desse órgão e mantê-lo saudável:

O câncer de tireoide é um tipo de câncer raro e é mais comum em pessoas de 30 anos e pessoas com mais de 60 anos. Quase 3 dos 4 casos são diagnosticados em mulheres. De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, cerca de 56.870 novos casos de câncer de tireoide foram descobertos, nos Estados Unidos, em 2017.

A maioria das pessoas que sofre de câncer de tireoide geralmente se recupera e volta à vida normal porque esse tipo de câncer é normalmente diagnosticado nos estágios iniciais quando o tratamento é efetivo. Em alguns casos, o câncer pode voltar, mesmo em anos após o tratamento.

Por que o câncer de tireoide ocorre?

Os cientistas não sabem exatamente o que causa câncer de tireoide. Como outros tipos de câncer, as mudanças no DNA provavelmente desempenham um papel importante. Essas mudanças em suas células podem ser herdadas ou podem acontecer com a idade.

Quais são os sintomas mais comuns?

Os sintomas são:

1. Um caroço ou inchaço no pescoço. É o sinal mais comum, mas lembre-se de que apenas 1 em 20 partes do pescoço são cancerígenos.

2. Glândulas inchadas no pescoço.

3. Dor no pescoço, em alguns casos nos ouvidos.

4. Problemas na deglutição.

5. A voz pode ficar rouca por nenhum motivo.

6. Tosse e dor de garganta sem resfriado.

Consulte seu médico se suspeitar que algo está errado com sua glândula tireoide ou se você tiver algum desses sintomas. Os sintomas podem ser causados ​​por outras condições, como a tireoide aumentada. Por isso, é muito importante que sua tireoide seja verificada regularmente. Algumas pessoas com câncer de tireoide não apresentam sintomas e, nesses casos, os médicos podem descobrir um nódulo ou uma protuberância no pescoço durante o exame físico.

Os fatores de risco para câncer de tireoide são os seguintes:

– idade;

– ser mulher;

– altos níveis de radiação (por exemplo, após acidentes com energia nuclear);

– histórico familiar de problemas de tireoide ou câncer de tireoide;

– certas condições de saúde herdadas, como a polipose familiar e a síndrome de Gardner;

– tratamentos de radiação no pescoço, cabeça ou tórax durante a infância.

Quando uma pessoa tem um fator de risco, isso não significa que ele ou ela irá ter a doença. No entanto, se o seu risco for maior, é essencial prestar mais atenção à sua glândula tireoide.

O câncer de tireoide pode ser prevenido?

Infelizmente, a maioria dos casos de câncer de tireoide não pode ser prevenida. Mas é mais provável que você desenvolva câncer de tireoide medular, se tiver um gene que é carregado em algumas famílias. Um teste genético especial pode mostrar se você tem esse gene. O resultado positivo significa que você deve conversar com seu médico sobre a remoção da glândula tireoide para prevenir câncer de tireoide no futuro.

Câncer de tireoide: causas, sintomas e o que pode aumentar o risco de desenvolver essa doença – Veja quais são eles

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!