Especialistas alertam: sua região íntima pode estar em perigo por causa de pequenas coisas que você sempre faz.
A saúde intima feminina é um assunto bastante delicado. Infelizmente, mesmo com as constantes e variáveis fontes de informações encontradas na internet, muitas mulheres ainda erram ao fazer a higiene íntima, proporcionando assim meios favoráveis para o desenvolvimento de infecções e outras enfermidades desagradáveis. Às vezes, pensando fazer o certo, as mulheres cometem erros que podem causar graves consequências à saúde.

Veja a seguir oito coisas que as mulheres costumam fazer, mas que não deveriam continuar fazendo:

1. Usar absorvente diário todos os dias

Eles foram feitos para aquele final de menstruação que não se encaixa nem para usar o absorvente interno e nem um externo normal. Para quem usa todos os dias, a ginecologista e professora da Unifesp, Marair Sartori faz um alerta: “O uso diário de absorventes pode predispor a uma maior umidade na pele do períneo, o que pode acarretar mais secreção vaginal e mais infecções por fungos. O ideal é usar menos vezes ou trocá-los com bastante frequência.”

2. Tentar se livrar do “cheiro” da sua Vagina

A região tem sim um odor particular e que é absolutamente normal. Você só deve se preocupar/ficar alerta quando ele for muito forte e acompanhado de coceira ou ardor.

3. …e também do seu corrimento

Todo mundo tem e cada mulher tem um tipo específico, às vezes mais ou menos do que quando comparada com as amigas. MAS TODO MUNDO TEM. “A secreção normal varia com a fase do ciclo menstrual. Assim, no meio do ciclo podemos ter corrimento em forma de muco, espesso, às vezes branco ou pouco amarelo”, explica a Dra. Marair.

4 – Usar duchas vaginais

O uso de duchas vaginais é prejudicial para a saúde vaginal da mulher. O ideal é usar água morna e, no máximo, sabonetes neutros. Não se deve exagerar no atrito na hora de lavar a região.

5. Noiar com a higiene

CLARO que você quer manter todo seu corpinho cheiroso e limpinho (só porque você quer e se importa com isso, certo?), mas o excesso de limpeza não faz nada bem. Não só para a sua vagina como para o corpo no geral. “O excesso de higiene pode acarretar perda das camadas protetoras da pele. A limpeza deve retirar detritos e sujidades, não a proteção”.

6. E por esse motivo, usar todos os tipos de apetrechos imagináveis para tal.

“Eu não estou para brincadeiras”
Miga, fuja dos desodorantes, perfumes e deixe os lenços umedecidos para ocasiões emergenciais. “O uso desses produtos, como desodorantes e perfumes, podem alterar o pH vaginal – e ainda causar alergias”. Ninguém quer ter uma alergia bem LÁ, né?

7. Sufocá-la com roupas muito justas e tecidos que não permitem uma boa ventilação.

Assim como eu, como você e todo os seres deste planeta, a sua região íntima também precisa “respirar”. Por isso, siga o conselho da Dra. Marair e prefira calcinhas com fundo de algodão e peças que tenham o tecido na composição. E para quem tem problemas maiores com umidade e fungos, dormir sem calcinha ajuda bastante. “O hábito reduz a umidade, melhora a ventilação e evita acúmulo de fungos. Mas nem todas as mulheres têm esses problemas”.

8. Culpá-la pelas infecções urinárias constantes

Não faça isso, ela é sua melhor amiga. Até porque, quando a sua vida sexual se torna mais ativa (leia-se: sexo com frequência), as chances de isso acontecer aumentam. “A atividade sexual facilita a subida de bactérias pela uretra, causando a IU. Por isso é importante urinar após a relação”, aconselha a ginecologista.

As 8 coisas que você nunca deve fazer em sua vagina – não fique por fora…

6 ideias sobre “As 8 coisas que você nunca deve fazer em sua vagina – não fique por fora…

  • 3 de junho de 2017 em 19:42
    Permalink

    Nós homens adotamos estes assuntos em saúde da mulher e com todo carinho e respeito tenho muito interesse pois elas são nossa razão de viver velhos aposentados decretos como eu com 73 anos a dor elas todas sou o Luiz De Torres

    Resposta
  • 18 de junho de 2017 em 18:43
    Permalink

    Foi preciosa essas informações pois nós mulheres não sabíamos que shampoo genitais fazem mal fiquei estarrecida com a mesma

    Resposta
  • 29 de junho de 2017 em 20:23
    Permalink

    Muito bom, estou mais esclarecida. Brigada

    Resposta
  • 16 de julho de 2017 em 17:21
    Permalink

    gostei obgd pelas dicas vlw

    Resposta
  • 7 de outubro de 2017 em 17:18
    Permalink

    Adorei essas dicas muito fundamental para nos mulheres.

    Resposta

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!