Alho na base faz crescer a unha? Funciona mesmo?

Muita gente sofre com problemas nas unhas, e um dos mais comuns é não conseguir deixa-las crescer: elas quebram, descamam, lascam, são moles… Então, surgem aquelas soluções milagrosas que prometem te deixar com verdadeiras “garras”, duras, fortes e lisas. Um dos remédios caseiros que mais faz sucesso na internet é o alho na base de unha. Mas, será que funciona mesmo?
Passar alho nas unhas fortalece?
O alho não tem propriedades que fortalecem as unhas
Para a tristeza de muitas, a dermatologista Samantha Enande garante que isso não passa de lenda urbana. “Muita gente está colocando alho na base, como sendo um remédio eficaz para as unhas. Não há nada que comprove que esse procedimento funcione, nenhum estudo dermatológico. Nada”.
O que pode acontecer é que, como o alimento deixa um cheiro forte nas unhas, isso evitaria que a pessoa as roa ou coloque a mão na boca, se tiver esses hábitos, que ajudam a enfraquecer as unhas.
Então, para você que se pergunta se colocaralho na base fortalece a unha, a resposta é não, e a solução para conquistar unhas mais duras e saudáveis está em outro tipo de tratamento. “Porém, o alho na base também não faz mal. Então, se a pessoa acredita, usa e gosta, pode continuar”, diz a dermatologista.
Alho e cravo na base de unha…
Assim como o alho, o cravo também não tem efeitos comprovados na saúde das unhas
Outro ensinamento comum na internet para fazer as unhas ficarem mais fortes é colocar na base de unha, além do alho, um punhado de cravo-da-índia, que disfarçaria o cheiro forte do outro alimento e também teria propriedades fortalecedoras. De acordo com Samantha, o mesmo que vale para o alho, vale para o cravo. “Não tem nada que comprove que faça bem, mas também não faz mal”, explica.
Como fazer a unha crescer?
De acordo com Samantha, o que determina o ritmo de crescimento e a força das unhas é a presença ou ausência de vitaminas e nutrientes: queratina, biotina, cisteína e cistina são algumas delas. Agressões externas, como micro-traumas (ficar batendo a unha na mesa, por exemplo) e produtos químicos também podem afetar, assim como o stress e uma dieta muito restrita ou pouco saudável.
A acetona pode prejudicar o crescimento das unhas
Acetona é outro produto que, segundo Samantha, agride muito as unhas. O melhor é optar por removedores sem a substância.
A médica diz que só é possível restaurar a deficiência desses nutrientes e fortalecer as unhas através da prescrição de uma base manipulada que contenha esses princípios ativos na quantidade correta para você. Dá para fazer a correção também com cápsulas ou pílulas dessas substâncias, ou mesmo com a recomendação de um cardápio específico. Consulte seu dermatologista para que ele peça os exames necessários e encontre a melhor opção para você.
Fonte: VC BELA
Alho ajuda no crescimento das unhas?

Deixe uma resposta