0

Ajuda a emagrecer, previne doenças e mais: 4 bons motivos para inserir a canela na sua dieta (e a ciência comprova)

Na culinária árabe, nos pratos tradicionais de Ação de Graças (celebração tradicional nos Estados Unidos), polvilhada no bolinho de chuva ou no café, a canela é capaz de acrescentar sabor e aroma a qualquer receita. Seria bastante (e nenhum exagero) dizer que a canela é a especiaria mais popular nas cozinhas de todo o mundo, mas a sua utilidade vai muito além da gastronomia.

Há séculos, a medicina ayurvedica lança mão dos seus componentes ativos para tratar problemas respiratórios, enquanto os antigos egípcios usavam a canela como perfume durante o processo de embalsamamento. Até mesmo a Bíblia cita a canela inúmeras vezes, principalmente, como óleo de unção ou como uma forma de perfumar as roupas.

Recentemente, alguns cientistas têm se debruçado sobre inúmeras pesquisas para identificar o quanto suas propriedades podem ser benéficas para a nossa saúde. O resultado vai fazer você querer incluir a canela na sua vida.

1. Controla o colesterol e a diabetes

Em entrevista para a CNN, Lauri Wright, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética, revelou que estudos recentes indicam que a canela ajuda com relação a sensibilidade à insulina e no transporte de glicose. Em outro estudo com 60 pessoas, descobriu-se que pequenas doses de canela contribuiu para diminuir os níveis de açúcar no sangue e reduzir o colesterol ruim. Trata-se de pequenas doses mesmo: de 1 a 6 gramas (que equivale a uma colher de sopa), que pode ser polvilhada nos alimentos durante o dia.

2. Propriedades antioxidantes contra demência, HIV e câncer

“Aparentemente, a canela funciona como um anti-inflamatório ou antioxidante, protegendo as células do corpo de coisas ruins que podem acontecer, livrando-se de resíduos tóxicos e mantendo as células saudáveis, explicou Wright.

3. Prevenção de doenças

A canela contém ativos como o cinamaldeído e o eugenol, que já se mostraram eficazes no combate às células de hepatoma humano e câncer de cólon.

4. Auxilia no processo de emagrecimento

Além de um potente termogênico (que acelera o metabolismo), a canela também facilita a digestão dos alimentos e diminui a quantidade de gordura armazenada pelo organismo.

Depois da água com limão, água com canela. A mistura de água com canela tem propriedades diuréticas e antioxidantes, além de acelerar o metabolismo e promover a queima calórica.

Modo de preparo: Deixe na geladeira durante a noite um pedaço de canela em pau dentro de uma jarra de água. Para potencializar o efeito e dar uma cor à bebida, ferva uma xícara de água com um pedaço de canela e acrescente esse concentrado à jarra. Beba durante o dia. O consumo recomendado vai de 200 ml a 600 ml.

Agodoi1

Deixe uma resposta