Por qual motivo nós valorizamos nossos cães? Claro, por sua inacreditável devoção! Essas criaturas incríveis são capazes de amar seus donos independentemente da aparência externa, comportamento, situação financeira ou status social. Tal amor incondicional cria nas pessoas uma atmosfera de conforto, e nessa atmosfera elas nunca se sentem sozinhas.

Os cientistas apresentaram 10 motivos que reforçam a importância de termos um amigo de quatro patas.

1. Os cachorros nos livram da depressão

Graças aos cães, as pessoas sentem que são realmente queridas e necessárias, e esse é o principal remédio contra a depressão!

Um grupo de pesquisadores norte-americanos realizou estudos sobre o assunto, do qual participaram mais de 6 mil pessoas. Foi constatado que o melhor amigo do homem reduz em 70% a possibilidade de evolução de casos de depressão. Há casos confirmados de cachorros que salvaram seus donos do acometimento de suicídio!

Da mesma forma, os cães ajudam no reestabelecimento em casos de longos tratamentos. Outro fator preponderante é que os donos de cães riem com mais frequência do que as outras pessoas.

2. Os cachorros ajudam na cura de muitas doenças

O efeito terapêutico dos cães nos seres humanos é chamado de cão terapia. Sim, os bichinhos são realmente capazes de tratar muitas doenças; crianças, criadas em casas onde há a presença de cães, têm 50% menos chances de contrair asma, dermatite e alergia a pó.

Pesquisas mostraram que pessoas que vivem junto aos cães têm reduzidos os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Alguns donos de cachorros afirmam categoricamente que só a presença do animal já ajuda na melhoria do bem estar.

Os apaixonados pelos cães sofrem menos de hipertensão. Ao acariciar os pelos de seu cão, a pessoa sente a normalização dos batimentos cardíacos, da respiração e da pressão sanguínea. Além disso, a saliva dos cães contém a enzima lisozima, que protege contra o ataque de bactérias.

Algumas grávidas consideram que ter cachorro em casa ajuda a tornar mais suportável a toxicose, auxiliando no combate aos sintomas mais desagradáveis. Além disso, todos os donos dos chamados “rabudinhos” costumam usar com menos frequência remédios com efeito analgésico. Já o calor fornecido no contato com os pelos do bichano ajudam no combate às dores no nervo ciático.

3. Os cachorros ajudam a curar problemas psíquicos

No Reino Unido e nos Estados Unidos, os cães têm, há muito tempo, ajudado pessoas com epilepsia. Não está claro como eles sentem a doença, mas isso é um fato comprovado. Quando o epilético “desliga”, o animal de estimação treinado ajuda o corpo do dono, amortizando a queda. E então ele começa a pedir ajuda para as pessoas que estiverem mais próximas.

Cientistas americanos afirmam que a presença de um cachorro em casa melhora o estado de crianças que sofrem com autismo. Além disso, pessoas que sofrem com doenças psicológicas podem ter notória melhoria na autoestima e confiança em si mesma.

4. Os cães tornam os donos mais comunicativos

De acordo com o grupo de pesquisadores de Liverpool e Bristol, os donos de cachorros costumam ter mais amigos, se comparados com aqueles que não tem. Isso é motivado pela necessidade de passeios regulares com o amigo cão, ou seja, maior abertura e exposição a novos contatos.

5. Os cães ajudam na conservação das famílias

Casais com cachorro em casa costumam brigar menos, e resolvem os conflitos mais rapidamente, se comparados aos “sem cães”. Acontece que os cachorros unem a família e criam interesses em comum.

James Serpell da Universidade de Cambridge argumenta que os cães constantemente manifestam emoções positivas, que muitas vezes faltam nas relações entre pessoas.

6. Os cães são excelentes companheiros para os idosos

O amigo de quatro patas é um ótimo companheiro para qualquer pessoa, especialmente para os idosos. De acordo com pesquisas realizadas, os idosos, que têm cães em casa, estão 65% mais satisfeitos com suas condições sociais, morais e físicas em comparação com pessoas da mesma idade que vivem sem a companhia do bichano.

Outro estudo descobriu que esses animais dão aos idosos confiança, expandem o horizontes, dão força e significado para a vida. Não é à toa que muitos asilos começaram a manter cachorros em suas dependências.

7. Os cães são excelentes educadores para as crianças

Os cachorros são excelentes professores para crianças de todas as idades. Eles ensinam bondade e atitude, ampliam os horizontes da criança e acentuam o respeito na relação com os outros.

Nos adolescentes, um amigo de quatro patas reduz as manifestações de agressão e desenvolve autonomia, senso de responsabilidade e tolerância. E, o mais importante, um cachorro pode ser um excelente guarda-costas para seus filhos!

8. Os cachorros nos tornam mais ativos

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan mostrou que 60% dos donos de cães estão com um peso considerado normal. Já entre aqueles que se dedicam a academias, apenas 24% estão em forma! Os mais idosos, que andam com seus cães, têm muito mais mobilidade e apresentam uma condição bem mais saudável do que aqueles que caminham com seu cônjuge, por exemplo.

E o fato mais impressionante! Um dono, com o seu cão, chega a andar de um até dez quilômetros, com um gasto de tempo que varia de 5 até 7 horas por semana.

9. Os cães salvam vidas

Alguns cães possuem um grupo sanguíneo universal, por isso são utilizados como doadores para outros animais (por exemplo, para gatos).

Além disso, cães especialmente treinados podem alertar o dono sobre um acidente vascular cerebral 15 minutos antes de acontecer. Os cientistas ainda não conseguem entender como isso é possível!

10. Os cães tornam seus donos felizes

Mesmo só estando perto de um cachorro, o dono já começa a se sentir melhor, pois o seu organismo passa a produzir oxitocina. É cientificamente comprovado que os donos desses animais se sentem menos cansados, manifestam mais autoestima e felicidade em relação à vida.

Acredito que haja motivos suficientes para que você adote um cão! Se esse já era um dos seus sonhos, então está na hora de realizá-lo! Mas faça isso só se você estiver pronto para se tornar um verdadeiro amigo para ele.

10 motivos cientificamente comprovados para se ter um cachorro

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!